Bolsa para boletim de saúde infantil



Olá a todas,

Atendendo á questão que coloquei na página do facebook, hoje trago o passo a passo da bolsa para o boletim de saúde infantil.
Antes de mais, muito obrigada pelo retorno super positivo. Simplesmente não estava á espera de tanta adesão. 
Para mim as vossas reacções  significam muito e fazem me querer continuar a partilhar com prazer, tudo o que venho a aprender desde que comecei a costurar. 
Não só o conhecimento como também muito do que acontece, naquele que é o meu canto preferido da casa.

Sem mais rodeios, até porque o tempo é escasso, vamos ao que realmente importa.
Reúne o material necessário, organiza o teu espaço e vamos começar!




Grau de dificuldade- Fácil
Tempo de execução- Rápido

Material necessário:


  • Tecidos de algodão
  • Entretela ( fininha e entretela de tecido se tiveres)
  • Manta
  • Botão de pressão ou velcro
  • Viés e bordado inglês (opcional)

Passo A- Imprimir o molde e cortar as peças

 1- Descarrega e imprime o molde que disponibilizo aqui. Deves imprimir em tamanho real sem qualquer escala.

2-   Recorta as partes que compõem a tua bolsa-  Usa o molde para cortar as seguintes peças:

Corpo da bolsa: 
1* no tecido extetior
1* no tecido do forro
1* na entretela fininha (opcional)
1* na manta


Bolso:
1* tecido exterior
1* no tecido do forro ( se quiseres fazer o acabamento tipo viés na borda superior deves cortar 2Cm maior)
1* na entretela de tecido ( ou então usa a que tiveres em casa). Se não tiveres usa manta.



Passo B - Preparação do bolso


3- Cola a entretela no avesso do  tecido- Com a ajuda do ferro cola a entretela no avesso do tecido exterior, não te esqueças que a parte que brilha é a que tem cola e a que deve encostar ao tecido.


4-Unir exterior ao forro e formar o acabamento tipo viés- Coloca o forro sobre o  exterior que preparaste, enfrentando direito com direito.
Costura  apenas o topo,respeitando a margem de 1Cm. Leva o forro para o lado do avesso sem o virar completamente, para que o resultado obtido seja semelhante ao acabamento com viés. É por causa desta diferença que o forro é maior, para que depois não falte tecido. Se por acaso não cortaste o forro maior, podes sempre emendar com um bocado de tecido.
Endireita a borda superior com o ferro e passa um pesponto de assentamento.






5- Marcar o centro da peça do bolso e do corpo-Posiciona a peça do bolso  sobre o forro do corpo ,com ambos lados direitos para cima. Prende as laterais e encontra o centro da peça. Depois marca a posição do botão ou velcro que fica cerca de 3 Cm acima da borda inferior. Coloca o botão com a ajuda do alicate próprio ou costura o velcro no lugar.


6-Unir o bolso ao forro da tua peça -Posiciona o bolso sobre o forro com ambos os direitos virados para cima. Alinha tudo muito bem e passa um pesponto de segurança (0,5cm) na borda para prender as laterais. Agora que tens essa parte formada reserva.


Passo C- Preparação do corpo exterior da bolsa

 7-Colar entretela no avesso do exterior-Com a ajuda do ferro cola a entretela no avesso do tecido exterior do corpo da bolsa. Este passo é opcional.



8- Estrutura a peça com manta-Depois da entretela bem colada, vais estruturar o avesso do tecido exterior do corpo da bolsa com manta. Podes usar a cola Spray temporária ou uma costura de segurança ( 0,5cm) na borda  a toda a volta.Agora sim podes aparar o excesso de manta se tiveres usado um pedaço maior tal como eu fiz.




9- Personaliza o corpo exterior- Opcionalmente poderás adicionar uma decoração a gosto na tua bolsa. Eu optei por um bordado inglês rematado com viés. O local e o tipo de decoração fica a teu critério.

Fechar a bolsa- Coloca o forro do corpo sobre o exterior com os direitos enfrentados.Alfineta tudo e passa uma costura a toda a volta deixando aberta a parte debaixo para virar a peça.A seguir apara o excesso de manta nas margens de costura e faz pequenos entalhes na zona curva da peça. Nos cantos inferiores corta os excessos na diagonal.









Passo D- Montagem da bolsa

10- Depois de tudo costurado, vira a bolsa para o lado direito através da abertura que deixaste por coser. 

Endireita tudo muito bem com o ferro e passa uma costura de segurança de 0,5cm  na borda para segurar bem todas as camadas de tecido. Se as diferentes camadas não estiverem alinhadas podes endireitar  usando a tesoura para cortar o necessário. Fica tranquila que não influenciará no resultado final.Apara a margem de costura em excesso.


11- Costura o viés na borda para adornar. Nas extremidades dobra o viés cerca de 1Cm para dentro para acabamento. Repara na imagem.



Passo E- Finalizar e admirar

12- Marca 16 cm e dobra a bolsa até chegar ao ponto marcado. Passa um pesponto na lateral para prender, alinhando o melhor que conseguires. Reforça bem a costura nas pontas para maior resistência. Opcionalmente podes passar um pesponto a toda a volta para acabamento.




13- Coloca o botão de pressão ou velcro no topo da tua bolsa para fechar e se tudo correu bem, a tua bolsa está terminada.
Espero que tenhas gostado deste  tutorial.










JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment