Como ajustar agulha, linha e máquina ao tipo de tecido



O post de hoje é o primeiro da série Aprende a Costurar.

Hoje vou falar-vos de um tema muito simples, porém importante. Trata-se da relação que deve existir entre tecido, linhas, agulha e tensão da máquina.

“Sabias que é o tecido que determina o tipo de linha, a agulha adequada e quais os ajustes que deves fazer na máquina antes de iniciares qualquer trabalho.”

Embora parece algo mínimo, quando esta combinação não é boa a probabilidade de surgirem problemas quando costuramos é muito grande.
Falando um pouco da minha experiência pessoal,  só dei conta da dificuldade nos ajustes quando comprei a minha máquina e comecei a costurar em casa Sentia imensos problemas, como pontos irregulares(feios/desalinhados), tecido franzido, agulhas partidas, dificuldades em ajustar a tensão, etc. Isto porque quando entrei neste mundo da costura tudo o que eu queria era ver o trabalho pronto e não dava atenção ao facto de ser importante ajustar o tecido ás agulhas e ás "definições" da máquina. Nas aulas de costura que frequentei a máquina costumava estar preparada e bastava ligar.
 Depois de tanto sofrer e de muito stress, decidi tentar perceber os reais motivos destes problemas, e  claro deixar de culpar a máquina. Enfim passando adiante.

Se és principiante e também tens tido problemas semelhantes aos meus, consulta a tabela em baixo, se quiseres imprime e deixa á mão, para que seja de fácil consulta.




Esta tabela serve de orientação, para a escolha da linha, da agulha, do cumprimento do ponto, e nos ajustes na tensão, respeitando o tipo tecido. Nela reúno, as combinações que uso para costurar os tecidos com que trabalho. É uma tabela feita com base na minha experiência pessoal através de testes que fui realizando em retalhos, por isso é natural que uma ou outra combinação possa não resultar com a tua máquina e nela  não apareçam, todos os tipos de tecidos. De qualquer modo A Regra é sempre realizar testes num retalho igual ao do trabalho original, antes de começares, desse modo podes ir ajustando até obteres um ponto regular e direito.

Deves apenas ter em mente que para tecidos finos, deves usar uma agulha mais fina, uma tensão mais leve e cumprimento do ponto mais curto. No caso dos tecidos mais pesados o oposto.
 Para tecidos de fibra natural, aconselha se também uma linha de fibra natural (algodão),desde que esse tecido, não seja muito grosso,pois nesse caso a linha de poliéster é melhor pois é mais resistente.
Para tecidos sintéticos, Linha 100% poliéster, que para mim é a linha que serve para todos os trabalhos (cose tudo).

É tudo por hoje.

Se Gostaste do que leste, faz te seguidora do blog e ajuda-me a crescer,não custa nada, só tens de deixar um like na página so penso em costura

Boas costuras

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment