Como Limpar e Lubrificar a Máquina de Costura


Olá a todas,

 Hoje decidi mostrar-vos como mantenho a minha máquina limpa e lubrificada.
Já sei que muitas por aí já devem estar a reclamar que é mais um post chato e querem ver a prática disto tudo. kkkkk. Mas brevemente termino esta parte mais teórica e começo a partilhar convosco a parte divertida, que serão os tutoriais. 
Para quem costura há mais tempo, provavelmente já o fez algumas vezes e isto não será novidade nenhuma.Mas pronto, foi a pensar nas principiantes que decidi fazê-lo, aliás tudo o que tenho escrito até agora tem sido a pensar nas que se iniciaram recentemente.

Sei que as vossas máquinas são diferentes da minha,mas espero que este tutorial te dê algumas luzes de como deves fazê-lo.De qualquer modo podes e deves sempre consultar o teu manual de instruções.



Porque devo limpar e lubrificar a máquina?

Deves manter a máquina limpa e lubrificada, pois dessa forma funcionará melhor ( com mais suavidade), evitando assim problemas na costura.
Este cuidado também faz com que a máquina fique mais silenciosa e dure mais.



Com que frequência devo limpar e lubrificar a máquina?


A frequência depende muito de quantas vezes o usas e do tipo de tecido que usas mais vezes( há tecidos que libertam mais resíduos).

Quanto mais costuras, mais sujidade produzes e com mais regularidade deves limpar a tua máquina.
Algumas marcas recomendam a cada 10 horas de utilização.
 Eu limpo a minha sempre que sinto dificuldades ao costurar, noto a máquina mais barulhenta ou vejo que está realmente suja.



Como Fazer:

Nota: A minha máquina não está muito suja, por isso não verás grande diferença nas imagens.

1-Começa por desligar a máquina da corrente. e remove as seguintes peças: a linha que esteja na máquina,  o pé calcador, a agulha,  a chapa da agulha, e todas as partes removíveis da caixa da bobina; ( Ver imagens abaixo).

Removendo as peças interiores da máquina. Ao libertar as travas as peças saem facilmente.



Para remover a chapa da agulha basta remover os parafusos que a mantêm no lugar.



É por baixo da chapa da agulha, que há mais acumulo de sujidade.



Aqui as peças já estão todas retiradas. Se é a primeira vez que fazes isto, agrupa as peças de acordo com o sitio onde pertencem para não te fazer confusão.



2- Com a ajuda de um pequeno pincel, limpa toda a poeira e sujidade acumulada; dentro da máquina e por baixo da chapa da agulha. Limpa também a poeira acumulada nas partes que removeste.Não deves usar ar neste processo, nem mesmo o teu sopro(não é bom para a máq), se bem que há sempre tendência para tal.






3- Usa um pano limpo ou toalhita para limpar as partes plásticas da máquina ( exterior e afins).




4-Coloca óleo nos sítios indicados pelo teu manual, no meu caso eu coloco bem no meio do local onde as peças móveis se encaixam. Aconcelho mesmo a consulta ao manual, o local onde devemos por o óleo varia de uma máquina para outra.


5- Após terminares a limpeza e a lubrificação da máquina, coloca todas as partes de volta ao lugar. E volta a fazer a passagem da linha. Aproveita que limpaste para substituir a agulha.
Obs: No post da passagem da linha na máquina explico como colocar as peças no compartimento inferior, onde está a bobina.






E já terminámos.

 Dica- Mantém a tua máquina coberta para evitar acumulo desnecessário de pó na mesma.

 Espero que tenhas gostado. Se tiveres dúvidas nalguma fase do processo, não hesites entra em contacto comigo através da página no face ou dos comentários do blog.

Bjs Boas Costuras

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment