Como Ajustar a Tensão da Máquina



Olá de novo,


Aqui falo de como ajustar correctamente a tensão na a máquina de costura.

Quando me aventurei neste mundo da costura e me deparei com este problema enervante de saber equacionar a tensão da linha ao tipo de tecido, foram várias as vezes em que pensei desistir do projecto que tinha em mãos.

Acredito que todas as costureiras de primeira viagem, tal como eu, já passaram por este pepino. Quantas vezes, desististe de um trabalho, porque não acertavas no ponto e tinhas de descoser o trabalho todo? Foram vezes sem conta as que tive de descoser um trabalho depois de terminar a costura, isto porque aparentemente na parte superior parecia estar tudo bem e quando virava o trabalho, na parte debaixo apareciam pontos horríveis, feios, enrolados, frouxo etc.

A princípio quando este problema surgia, depois da raiva passar claro, tentava resolvê-lo  á sorte, voltava a enfiar a máquina de novo, limpava lubrificava substituía agulhas e repetia até o ponto ficar bom.
Velhos tempos enfim, vamos deixar as mágoas para trás e tratar do que realmente interessa.


Afinal porque devo ajustar a tensão da máquina?

Ajustar a tensão da máquina é muito importante para garantires a formação de uma costura uniforme e suficientemente resistente para manter as camadas de tecido juntas.
Deves sempre ajustar a tensão de acordo com o tipo e o peso do tecido. Para tecidos leves uma tensão mais baixa, e para tecidos mais pesados uma tensão mais alta.


Agora que já percebeste uma das suas funções, vamos tentar perceber esta equação com carinho.

Todas as máquinas têm um selector de tensão. Na minha fica no topo  no lado esquerdo da máquina.
Geralmente  os números variam de zero(min) a nove (máx).sendo o nº4 ou 4,5 a tensão” básica” digamos assim.
 Atenção que não existe um único padrão ou ajuste que funcione sempre para todos os pontos e tecidos. Eu costumo ajustar em 4,5m pois costuma resultar com a maioria dos tecidos.

Selector de tensão


Qual a lógica por detrás do regulador de tensão?

A lógica por detrás disto é a seguinte:

Quanto maior o número seleccionado, mais pressão é exercida pelos discos tensores sobre a linha, e consequentemente menos linha é disponibilizado para a formação do ponto. Por isso é que quando a tensão é excessiva o tecido tende a franzir.

Agora o outro lado da moeda.

Quanto menor o número seleccionado, menos pressão é exercida pelos discos tensores sobre a linha, e consequentemente mais linha é disponibilizada para a formação do ponto. Por isso é que quando a tensão da linha é muito baixa o ponto fica muito frouxo.


Como regular a tensão da máquina na costura Reta?


Regular a tensão da máquina, embora inicialmente não pareça, é um processo simples.

 Abaixo explico o processo que uso para encontrar a tensão, sempre que começo a trabalhar com um novo tecido.
 Dá uma vista de olhos na tabela que fiz onde reúno algumas combinações ideais para determinados tecidos,( Clica Aqui ).


1- Com a máquina correctamente enfiada e com o pé calcador descido. Vais regular a tua máquina na numeração padrão para a tensão e também o cumprimento do ponto ideal. Na minha Máquina a tensão padrão é o nº 4 e o cumprimento do ponto 3. (vê no teu manual de instruções quais as indicadas pelo fabricante da tua máquina).Quando realizo a costura de teste costumo enfiar a máquina usando linhas de cor diferente na linha superior e na bobina, para que seja mais fácil identificar o problema. Troco para a linha que vou usar no trabalho original, quando encontro a numeração ideal.

2- Realiza uma costura de Teste, em 2 retalhos de tecido enfrentados direito com direito. o mesmo tecido que vais usar no trabalho real. Caso vás trabalhar com várias camadas de tecido, junta exactamente o mesmo nº de camadas do teu projecto real.

3- Analisa a costura em cima(frente)  e em baixo(avesso) e verifica se o ponto está limpo e uniforme em ambas as faces. Geralmente o ponto á frente costuma estar minimamente uniforme, pois, geralmente o problema é mais visível  na parte de baixo do tecido.

4- Agora de acordo com o resultado que observas vais aumentar e diminuir a tensão, comparando o teu ponto aos sinais que indico abaixo.

Quais os sinais a verificar?

Neste teste usei linha de cor branca na parte superior da máquina e linha de cor amarela na bobina.



Nas imagens abaixo, estão fotos de alguns dos sinais que deves observar. A IMAGEM 1, corresponte á parte da frente (cima) do tecido, a parte que vês enquanto costuras. A IMAGEM 2, corresponde á parte debaixo do mesmo tecido.

IMAGEM 1- Frente do tecido




IMAGEM 2- Parte detrás da mesma costura da imagem 1

As costuras mais á esquerda o ponto está frouxo(tensão insuficiente), ao centro as costuras são perfeitas( Tensão ideal), as costuras mais á direita o ponto está muito apertado(Demasiada Tensão).

Sinais que indicam que o ponto está muito Apertado.

Caso a tensão seja muito alta vais notar que:NA IMAGEM é O PONTO MAIS Á DIREITA.

  • O ponto está muito esticado, parece que está prestes a rebentar;
  • O tecido franze ao ser costurado;
  • Na parte de cima do tecido vais reparar que consegues ver os elos de ligação da linha (são pequenos nós/ laçadas), linha da bobina. infelizmente na imagem não está perceptível, mas quando acontecer contigo vais perceber facilmente.


O que fazer, se verificar que a tensão é excessiva?

Vais diminuir a tensão para o nº Sequencial abaixo. (Se está no nº4 baixas para o nº 3).As diminuições fazem se baixando um número de cada vez.Geralmente baixar um número já resolve o problema. A seguir voltas a realizar a costura de teste e analisar o ponto e vais ajustando até obteres a tensão ideal.  Ás vezes a tensão ideal fica entre um numero e outro. Exemplo, entre o 3 e 4, nesse caso o nº ideal  seria 3,5.


Sinais que indicam que o ponto está muito frouxo?

Caso a tensão seja demasiado baixa  para o tecido vais notar que: NA IMAGEM é O PONTO MAIS Á ESQUERDA.


  • A costura é muito fraca  e não prende bem as camadas de tecido.
  • Vais notar pequenas laçadas na parte debaixo do tecido. São aqueles elos de ligação da costura.a linha superior forma pequenas laçadas.

O que fazer se verificar que a tensão é exceciva?

Vais aumentar a tensão para o nº Sequencial acima, ( se está no 4 aumentas para o nº 5).
Os aumentos fazem se aumentando um número.A seguir voltas a realizar a costura de teste,  analisar o ponto e vais ajustando até obteres a tensão ideal.  Ás vezes a tensão ideal fica entre um número e outro.


Agora vamos ver como ajustar a tensão ideal para o ponto Zig Zag.

No caso do ponto Zig Zag as evidências da tensão incorrecta são notadas essencialmente na parte detrás do tecido isto porque na frente, ele aparentemente está bonito.



O ponto zig zag, para além de ser decorativo ele é óptimo para chulear as margens de costura evitando assim que se desfiem, caso não tenhas uma máquina de corta e cose. 

Se quiseres  usar o ponto zig zag para fazer o acabamento dos teus trabalhos,ou apenas como ponto decorativo, recomendo-te a tensão nº 6 e o cumprimento do ponto 2 ou menos, dependendo da largura que queiras.

Nas imagens abaixo, estão fotos de alguns dos sinais que deves observar quando usas o ponto zig zag. A IMAGEM 1, corresponde á parte da frente (cima) do tecido, a parte que vês enquanto costuras. A IMAGEM 2, corresponde á parte debaixo do mesmo tecido.

Nas costuras mais á Esquerda o ponto está muito frouxo, no meio ponto ideal e nas costuras mais á Direita  ponto está com demasiada tensão.


IMAGEM 1


IMAGEM 2


Sinais que nos indicam que o ponto zig zag esta com pouca tensão. ( Costuras Mais á Esquerda)

  • Na frente é quase imperceptível o problema da tensão, no avesso o ponto deixa de ter o aspecto de zig zag. forma-se um ponto estranho. quando isso acontece deves aumentar a tensão da máquina.
  • Nota: Se a meio das costuras zig zag o ponto de repente apresentar sinais de tensão insuficiente,principalmente quando inicialmente estava bom, verifica a tua canela, pode estar a ficar sem linha ou estar mal enrolada e se for esse o caso, o ponto formado terá o mesmo aspecto do ponto quando a tensão é insuficiente.

Sinais que nos indicam que o ponto esta com demasiada tensão.( Costuras mais á Direita)

  • Neste caso já se nota que o ponto franze um pouco no meio.
  • No avesso  nota-se volume no meio da costura, isto é o ponto a franzir o tecido. Quando notas que a costura tem esse aspecto deves diminuir a tensão da máquina.

E pronto para terminar, lembra-te que nem sempre é a tensão que necessita de ajustes. Na maioria dos casos os problemas que sentimos com a formação correcta do ponto enquanto costuramos, tem a ver com o incorrecto enfiamento da máquina, na incorrecta relação entre tecido linha e agulha e ainda pela falta de cuidados com  nossa máquina a nível e limpeza e manutenção.Mas isso é assunto para um próximo post.

É tudo por hoje espero que este post seja útil.

Bjs, Boas Costuras




JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment