Série Dicas- Costurar bainhas!





Olá a todas,



Estamos de volta com mais uma dica de costura. Desta vez decidi trazer o tema bainhas, que embora seja um básico para quem costura, é um acabamento muito importante.


Decidi abordar este tema, pois, por ser simples é muita vez desvalorizado.
Isto porque, muitas vezes quando frequentamos um aula ou workshop e o tempo termina é sempre aquele aspecto que passa a ser trabalho de casa, e geralmente a explicação é apenas de que basta dobrar duas vezes assentar no ferro e passar um costura reta para fixar. Como boas alunas que somos fazemos exactamente isso, mas curiosamente a bainha nunca fica perfeita.

Pois tenho a dizer que fazer a bainha perfeita é mais complexo do que simplesmente dobrar, vincar no ferro e costurar. É daquelas coisas que a prática leva á perfeição.


Neste tutorial vou falar-vos da bainha comum com duas dobras e deixar algumas dicas, que fui  aprendendo com o tempo.


Dicas


  • Deves ajustar correctamente a tensão da máquina ao tipo de tecido que vais costurar. O ideal é fazer um teste num retalho igual ao da peça que vais costurar.Clica aqui para ver uma tabela de referência.

  • Nas bainhas não deves usar uma largura de ponto muito pequenina. A largura nº 3 é ideal.

  • Deves olhar para o tecido enquanto coses e nunca para a agulha.

  • A bainha deve ser costurada devagarinho e com calma. Para que possas parar sempre que precisares de realinhar o tecido.

  • Sempre que for necessário parar para fazer ajustes, deves garantir que a agulha fica sempre  inserida no tecido, para que a costura não fique desalinhada.

  • Deves começar a costurar a bainha num dos pontos de união da peça, como por exemplo uma das laterais.Não é preciso fazer retrocesso no principio da costura pois vais fazer no final.

  • A posição das mãos é fundamental, deves mantê-las perto da área de trabalho (zona onde estás a costurar).Quando estás a costurar uma bainha deves usar as mão para guiar e alinhar  o tecido.


Decidi mostrar o processo que uso quando estou a formar a bainha simples com duas dobras.


Vamos lá começar!

1- Marcar a bainha- Marca correctamente  no tecido a medida necessária para fazer a bainha, podes fazê-lo usando um lápis giz ou caneta. No meu caso a bainha terá 2cm no final portanto marquei 4 cm de margem necessária.Imagem 1 e 2

Imagem 1

A medida necessária depende da altura da bainha que queiras usar. Geralmente é incluída na fase da modelagem.Se estiveres a trabalhar com moldes de terceiros, as mesmas já incluem a distância necessária e ainda a indicação da altura da bainha.

Eu geralmente já marco e vinco a medida total da bainha e só depois marco o cm de acabamento. Funciona melhor assim para mim e cheguei á conclusão que a bainha fica perfeita deste modo.

Imagem 2



2-Vincar muito bem no ferro- Após fazeres a marcação deves pegar no ferro e vincar muito bem a tua bainha. Quando o fizeres vais usar o ferro para assentar, isto é, vais pressionar durante alguns segundos em cada zona sem arrastar( pressionas e levantas o ferro quando precisares passar para outra zona). Não deves fazer o movimento que usamos quando passamos a roupa a ferro(que é de arrastar).

Mais uma vez eu estou a vincar na linha da medida total da bainha, ou seja 4 cm, e estou a usar um cartão para garantir que o vinco fica perfeito.Capricha aqui, uma vez que este será o vinco final da tua peça.Agora entendes o porquê de eu começar por vincá-lo primeiro.Imagem 3 e 4

Imagem 3


Imagem 4


3-Vincar a margem de acabamento e prender com alfinetes. Depois de teres vincado muito bem a linha principal da bainha , vais dobrar e vincar a margem de acabamento que neste caso sãoos  outros 2 cm.Quando estou a prender uma bainha com alfinetes eu uso os alfinetes na perpendicular. Nunca os coloco na horizontal nem na vertical, pois deforma o vinco.

Para além de manter o vinco perfeito, permite passar o ferro em cima.

Num outro tema vou fala-vos da posição correcta dos alfinetes de costura e da diferença que fazem enquanto costuras.


Imagem 5



Imagem 6



4- Costurar a bainha- Deves fazê-lo devagarinho e olhando sempre para o tecido ou para o pé calcador caso estejas a usar o mesmo como guia. Nunca deves olhar para a agulha.

As mãos devem ficar perto da zona onde estás a costurar e a função delas é apenas de guiar o tecido.
Nesta parte eu uso um truque. 

O truque:

Eu ajusto a máquina  para fazer o pesponto, isto é de maneira a que a agulha fique o mais á direita possível, depois coloco uma patinha do pé calcador na zona mas alta da bainha(dobra) e a outra patinha na zona mais baixa do tecido. É estranho explicar. Observa a imagem abaixo.
Este truque,faz com que mantenha a mesma margem ao longo de toda a bainha. Para isso só tenho de garantir que o pé calcador mantém-se na posição inicial ao longo da costura( um pé calcador em cima da dobra da bainha e outro no tecido.




5- Assentar muito bem com o Ferro- Por fim vais assentar a costura muito bem com o ferro para que a tua bainha fique perfeita. Este passo é fundamental e necessário.




Eis o resultado final seguindo este passo a passo simples.







JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment