7 erros de costura que podes facilmente evitar



Olá a todas,

Hoje decidi compartilhar, mais um post da série Aprende Mais.
Nestas duas últimas semanas em que tenho costurado muito, essencialmente para testar  os moldes que irei partilhar e também para experimentar novas técnicas, comecei a pensar nos pequenos erros que frequentemente praticamos.
Alguns  por preguiça ou desconhecimento e outros provocados pela ansiedade e pressa.
A maioria deles não passa de maus hábitos que vamos adquirindo ao longo do tempo, mas que que com algum cuidado são facilmente evitáveis.
Para quem ainda pratica grande parte deles, não se culpe pois como digo, a costura é uma arte que se aprende com a prática,paciência, compromisso e essencialmente com os erros cometidos.
Afinal nem sempre corre bem, principalmente quando ainda somos principiantes. 
 Contudo para evitar doses de frustrações desnecessárias, assume o erro como uma oportunidade de aprender.
Estas dicas serão especialmente importantes se estiveres a costurar roupa. Pois neste caso cada erro dado na fase de execução da peça, será percebido no aspecto final.



Vamos começar!



1- Não fazer  o acabamento interno, usando a típica frase "Ninguém vai ver isto".
Ao contrário do que possas pensar, quando não tens o cuidado de polir internamente os teus trabalhos( chulear, cortar excessos de margens e linhas, reduzir o volume das costuras), o resultado final não só terá menos qualidade e durabilidade, como também fica com aquele aspecto pouco profissional de algo feito por um amador.
Lembra-te que as imperfeições internas notam-se no lado externo do nosso trabalho.



2-Não descoser, quando o ponto não está perfeito e usar a desculpa de que, "Não está assim tão mau e concerteza não fará diferença".
Fingir  que não viste aquela costura terrível, ou simplesmente aceitar que não esta assim tão má, só para não teres o trabalho de a descoser.
 Geralmente quando o faço, termino com uma peça  muito diferente do esperado.
É nestes momentos que bate a frustração de ter perdido tempo com algo que não vou querer usar.
Uma dica: É muito importante garantir que as costuras estão fortes, direitas e que mantêm a mesma distância da margem em toda a peça. Este cuidado reduz o risco de acabares com um trabalho torto ou com dimensões diferentes do tamanho original.



3-Ignorar ou esquecer de transferir as marcações dos moldes enquanto recortas o mesmo.
E com isto quero dizer, que provavelmente estarás a pensar: "Estas marcas não são assim tão importantes!".Rapidamente vais perceber que se tornam essenciais  para a união e montagem das peças.Muitas vezes só me lembro quando já separei o tecido do molde.



4-Não respeitar os tecidos recomendados, para o modelo que vais costurar.
Confesso que este era o meu maior pecado, pois caia sempre na tendência de escolher o tecido apenas de acordo com o meu gosto pessoal, cor ou padrão. Claro que o resultado final, ficava muito longe do esperado, pois o tecido não  correspondia ao que o modelo precisava.



5- Não comprar tecido suficiente para o projecto que tens em mãos.
Este erro é das costureiras que pensam que podem fazer milagres e são muito poupadinhas. Geralmente pensam assim: " Vou levar apenas 30 cm deste pois é muito caro,( mesmo sabendo que precisas de 50cm)"Ou "Já sei que só vou terminar este trabalho daqui a algumas semanas, levo apenas um pouquinho para começar, afinal ainda há muita quantidade no rolo, de certeza que encontro quando regressar á loja!"
Pois..... Confesso que continuo a praticar este mau hábito.
Vai por mim, a frustração de não poder terminar algo, porque o tecido não chegou, é tão grande quanto a frustração de voltar á loja e descobrir que já não têm o tecido que procuras.
Sei que os tecidos não são propriamente baratos, mas a regra aqui é: Podes comprar sempre um pouco  mais do que o modelo sugere, principalmente se o tecido escolhido tiver um padrão com direcção, mas nunca menos.
Desta forma terás sempre margem para rectificar erros ou falhas.Lembra-te que ter tecido suficiente pode determinar  a possibilidade  de terminar um trabalho ou não.



6-- Ignorar o passo que indica necessidade de assentar/ abrir costuras com o ferro."Opha! que chatice ligar constantemente o ferro!"
Vai por mim, quando o modelo pede para usar o ferro, deves fazê-lo sempre. Fará diferença em todo o processo e também  no resultado final.
Assume que o ferro é tua grande aliada.



7- Cortar incorrectamente as peças que compõem o molde.

Isto acontece muitas vezes quando temos pressa. Acabamos sempre por fazer batota na fase do corte, pois queremos ter tempo para costurar com mais calma.
Sei que é chato e ás vezes demorado, mas deves cortar sempre de acordo com as linhas do molde, para  não terminares com peças de diferentes tamanhos e que sejam quase impossíveis de alinhar e unir umas ás outras.Outro cuidado a ter é o de alinhar o molde correctamente no tecido e verificar se há necessidade ou não de o dispor na dobra.


E pronto por hoje é tudo, espero que estas dicas te sejam úteis. Caso queiras, aproveita para ler ou reler Dicas para melhorar os teus trabalhos.

Se Gostaste do que leste, faz te seguidora do blog e ajuda-me a crescer,não custa nada, só tens de deixar um like na página so penso em costura

Bjs grandes e um big obrigado.





JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment