Como Usar o ponto Zigue-zague para acabamento tipo Overlock?




Processo:

1- Enfia a tua máquina usando uma linha  compatível com o tecido que vais usar,ficará bem melhor. Eu usei uma linha de cor diferente para facilitar a visualização.

2-Alinha a borda do tecido, cortando toda a parte que está a desfiar e  as zonas em que o corte não está tão preciso.Observa a imagem 1.

Uma dica de corte:

Quando usas uma tesoura para cortar os teus tecidos, deves garantir que á medida que vais cortando o tecido a tesoura nunca fecha na totalidade. Isto é em cada golpe que faças deves voltar a abrir a tesoura antes de a fechares completamente. Dessa forma reduzes bastante a probabilidade de imperfeições nas bordas do teu tecido.  A tesoura só deve ser fechada no final.


Imagem 1



3-  Ajusta a tua máquina  para a costura em zigue zague. Na minha máquina consigo o zigue-zague perfeito ajustando na tensão 4 para tecidos tipo  algodão linho ou tecidos similares e  quanto á largura do ponto o número 1.Eu Uso uma Bernette Seville3. Como nem todas as máquinas são iguais, aconselho-te a verificar na tua qual a largura adequada.O manual de instruções trás essa informação.

Quanto á tensão do ponto, ela varia de acordo com o tipo de tecido que tens em mãos, clica aqui para ver a tabela de referência.


4- Pega no tecido que queres usar  e faz uma pequena dobra com cerca de 0.05mm para o lado do avesso do mesmo. A dobra deverá ter aproximadamente a largura do ponto zigue zague que será formado. 




4- Ao costurares o ponto zigue-zague, este  ficará em cima  da dobra, fazendo com que o tecido não se desfie nas bordas.
Repara nas imagens seguintes, especialmente na posição da agulha.Na primeira imagem mostro onde deve bater a mesma no lado esquerdo do tecido e na segunda no lado direito do tecido. Deves posicionar o tecido de maneira a que a agulha bata nos pontos que indico.


A agulha está bem junto ao limite do tecido

 Agulha fica ligeiramente fora da dobra do tecido

Após garantires o correcto posicionamento da agulha, costura um ponto zigue-zague nas áreas onde queres fazer o acabamento.
O resultado será igual ao das imagens em baixo.


Frente do tecido



Avesso do tecido


5- Se quiseres assegurar, um resultado ainda mais próximo ao da máquina de Overlock, podes passar uma costura reta, perto do limite do ponto zigue zague, na parte que fica do lado dentro do tecido.Ficará como na imagem em baixo.




E este é o resultado. Observa nas imagens seguintes o aspecto final do ponto.







Por hoje é tudo espero que tenhas gostado.

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment