Problemas Comuns- O que fazer?


Olá costureiras,

Hoje vamos falar de problemas.
Quem costura sabe,o quanto pode ser frustrante, quando a máquina teima em não cooperar.

No meu caso, os problemas surgem sempre que tenho mais pressa,pois é nesses momentos que  a linha parte, a agulha quebra,o ponto sai feio,  a linha forma um ninho, ou simplesmente a máquina não costura e encrava.

Se algum destes problemas te parece familiar,continua em linha pois hoje trago algumas dicas que te ajudarão a identificar e a resolver rapidamente o transtorno.

Sei que existem diferentes máquinas de costura por aí, mas a maioria dos problemas e soluções que aqui falo, aplica-se a quase todas,por isso vamos lá começar.




1-A linha enrola-se na parte debaixo/ cima do tecido, formando um ponto irregular.


Vai por mim, quando este problema aparece, recomendo-te vivamente a verificar a passagem da linha superior na máquina.
Nestes casos o suspeito nº1 é sempre o incorrecto enfiamento da linha superior.

O que fazer?

Deves remover a linha superior de todo o circuito e voltar a fazer a passagem da linha garantindo que ela fica correctamente encaixada em todas as guias e discos tensores.


Se este problema surgir na parte de cima do tecido, deves verificar a colocação da linha da bobina.A linha pode não estar correctamente encaixado na mola tensora que é aquela pequena ranhura que existe na caixa da bobina.
Vê aqui como fazer a passagem da linha.


2- Aparecem lançadas entre os pontos.

Neste caso depende do tamanho das lançadas. Se forem grandes o problema esta na passagem da linha na máquina; Se forem pequenas o problema está na regulagem da tensão da linha.

Se for um problema de passagem da linha a lógica a seguir é a seguinte. Se surgirem na parte debaixo do tecido verifica a passagem da linha superior. Se aparecerem na parte de cima deves verificar a passagem da linha na bobina.

Se for um problema de tensão deves ajustar a mesma. clica aqui para ver como regular.



3- A máquina faz um ruído forte ao costurar.

Este problema pode ser causado por dois motivos.
No primeiro, a máquina pode estar a precisar de limpeza e lubrificação. E nesse caso deves fazê-lo seguindo as instruções do manual. Caso não tenhas clica aqui para veres como limpo e lubrifico a máquina.

No segundo, pode ser um problema na colocação da lançadeira e da caixa da bobina, quando estão mal encaixadas produzem barulho ao costurar. Portanto aqui só tens de remover tudo e colocar novamente na máquina.



4- A máquina encravou e não costura.

Este é na verdade o problema mais chato e surge quando a linha fica presa na lançadeira, geralmente porque há um resto de linha partida na parte debaixo da máquina.

O que fazer?

Vais ter de remover toda a linha superior do circuito, abrir o compartimento da bobina, remover a bobina e a caixa, procurar fios partidos e limpar. A seguir só tens de voltar a fazer a passagem da linha superior e da bobina. Vê aqui como fazer a passagem da linha na máquina.


5- A máquina funciona, mas não costura,ou seja, pressionas o pedal, ouves o barulho normal da máquina mas ainda assim não costura.

Quando este problema surge pode ter acontecido, várias coisas mas os principais são:
Podes ter accionado acidentalmente aquela peça que empurramos quando estamos a encher a linha na canela.

Ou

Podes não ter deixado tecido suficiente para trás do pé calcador e o impelente não consegue puxar o mesmo. Por isso é que ouves o barulho normal da máquina mas o tecido não avança, ás vezes até a máquina engole o tecido, para aqueles dentinhos que servem para fazer o tecido avançar.

O que fazer?

 Remover o tecido, puxar ambas as linhas para a parte detrás da maquina até sentir que deslizam com facilidade. e iniciar novamente o processo para costurar.

6- A máquina salta pontos ou dá pontos falsos.

Este problema aparece quando a agulha não está boa.Ela pode estar danificada ou torta, mal inserida no suporte ou então ser de tamanho e tipo desadequado para as camadas que estamos a costurar(pode ser demasiado fina e não perfura as camadas de tecido).Clica aqui para ver a tabela de relação tecido e agulha.

O que fazer?

 Sempre que a agulha começa a dar problemas deves substituir a mesma, pois pode estar gasta ou ter algum dano que não é visível a olho nú.Clica aqui para ver como substituir agulhas.



Estes são alguns dos problemas comuns que acontecem na costura, existem muitos outros, mas por agora tens aí os básicos.Brevemente terás no blog a lista completa dos problemas que conheço.

 Bjs boas costuras.

 

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment