Trocador de bebé




Olá a todas!


Hoje trago o passo a passo do trocador de passeio.
Este acessório para além da função de trocador, também serve para carregar as fraldas e toalhitas de um modo bastante compacto.
É uma peça fácil, rápida e acima de tudo prática.

Reúne o material necessário e vamos começar!

Material necessário:

Tecido de Algodão da tua preferência (70 Cm)
Tecido plastificado (70 Cm)
Molas de pressão
Material auxiliar de costura


Passo 1- Desenhar o molde

Desenha o molde seguindo as medidas que deixo abaixo.
Todas as peças têm a forma de um retângulo.

 Peças e medidas:

Corpo do trocador- 62Cm altura X 32Cm de largura

Bolsos- constituído por três partes

Bolso pequeno exterior-
23Cm altura X 18Cm largura
Bolso pequeno interior-25Cm altura X  18Cm largura
Bolso envolvente- 28Cm altura ( dobra) X 18cm largura. Esta peça será cortado na dobra do tecido, para que tenha a altura total de 56cm.

Observa o esquema e a imagem abaixo.






Passo 2- Cortar as peças

Antes de iniciar o corte das peças,  elimina todos os vincos do tecido com a ajuda do ferro.

Corpo do trocador- cortar :

1vez no tecido exterior
1vez na manta
1vez no tecido plastificado



Bolsos- Cortar:

A-Bolso pequeno exterior
- Cortar 2vezes- Usei tecido branco com estrelas
B-Bolso pequeno interior-Cortar 2vezes-Usei tecido cinza com estrelas
C-Bolso envolvente- Cortar 2vezes na dobra do tecido-  Usei tecido azul com estrelas
Observa na foto abaixo onde mostro as peças que deves cortar.



Passo 3- Vamos costurar

1- Une as duas peças dos bolos pelo topo. Deves enfrentar os tecidos direito com direito e passar uma costura, unindo as duas peças  dos bolsos. Não fotografei este passo, na imagem abaixo as peças já estão unidas.





2- Forma o acabamento tipo viés na borda-Depois de unires as duas peças do bolso (  peças A e B).Leva o forro para o lado do avesso sem o virar completamente(deixa cerca de 1cm á vista), para que o resultado obtido seja semelhante ao acabamento com viés. É por causa desta diferença que o forro é maior, para que depois não falte tecido. Se por acaso não cortaste o forro maior, podes sempre emendar com um bocado de tecido.
Endireita a borda superior com o ferro  e a seguir passa um pesponto de assentamento.



3- Pega na peça envolvente do forro, dobra no meio e vinca muito bem com o ferro. Deves enfrentar direito com direito.


4- Posiciona a frente do bolso que preparaste anteriormente, tendo o cuidado de colocar a parte debaixo do bolso alinhada  no vinco da peça exterior.


5- Dobra a peça envolvente sobre a frente do bolso, cobrindo a mesma completamente. Alfineta e costura as laterais e a parte debaixo do bolso. Apenas a parte superior ficará aberta. Costura onde marco com o traço vermelho na imagem.





6-Apara o excesso de margem  de costura e os cantos, vira a peça para o direito e assenta tudo muito bem como o ferro. Reserva esta peça pois já tens os bolsos finalizados.



7-  Pega na peça do corpo que ficará na parte de dentro do trocador (tecido plastificado) e posiciona com o lado direito para cima.
Com a ajuda de uma régua ou fita métrica vais marcar a posição dos bolsos no tecido, começando a medir da parte de baixo do trocador.
O primeiro bolso vais colocar a 5Cm da borda inferior.  Para o segundo bolso irás medir  3 Cm a partir do bolso já posicionado. Deves colocar o lado da frente do bolso sobre o lado direito do tecido plastificado.
Passa um pesponto bem á beirinha para segurar os bolso no lugar. Observa as imagens abaixo. Os bolsos ficarão do lado que preferires, eu coloquei na lateral do lado esquerdo.




8-Prepara o exterior do trocador-Costura ou cola a manta sobre o avesso do tecido exterior. No meu caso usei cola temporária em spray para tecido. Na imagem repara que a manta é ligeiramente maior que o tecido. Eu corto a manta sempre maior por segurança, depois irei remover o excesso.


9-Agora que já tens ambas as peças preparadas, coloca o exterior do trocador sobre o interior, que tem os bolsos com os direitos enfrentados, alfineta tudo e costura a toda a volta, deixando uma abertura na parte debaixo, que servirá para virar a peça.




10- Apara o excesso de manta e de margem de costura. Vira a peça para o lado direito e usa o ferro para assentar tudo no lugar. ATENÇÃO para não queimares o tecido plastificado.
Passa um pesponto de 0.5Cm a toda a volta, que servirá de acabamento e também para fechar a abertura.







12- Agora iremos marcar a posição correta dos bolsos e para isso irás necessitar de algo para encher os bolsos do trocador. Podem ser fraldas ou panos por exemplo.Este cuidado é importante porque irá dar-te a percepção correta do resultado final da peça fechada. Desta forma irás ter a certeza que o trocador ficará bem, com as fraldas e as toalhitas dentro.




Depois dos botões colocados  terás o trocador pronto.
Abaixo deixo o video para veres como funciona bem como fotos do resultado.








Se gostaste do tutorial, ajuda-me a crescer. Para isso só tens de deixar o teu Like na minha página e caso queiras partilha um dos meus projetos com uma amiga.

Obrigada e até ao proximo tutorial.

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment