Bolsa 1ª ropinha do bebé







Olá a todas!

Estou de volta e desta vez com um projeto especialmente dedicado á chegada de um bebé.
Como sabem, por cá estamos a crescer e desta vez o azul veio juntar-se ao rosa.
Já há muito que ansiava começar a costurar o enxoval que tenho idealizado, mas a gravidez, nem sempre é um mar de rosas.

O  projecto que venho partilhar  é o da bolsa que serve para levar a primeira roupa do bebé para a maternidade. Para além de fácil, é algo que farás em muito pouco tempo.

OBS: Se não estás a preparar a chegada de nenhum bebé, este passo a passo serve para costurar uma bolsa de transporte para  um notebook ,tablet ou o ipad.




Material Necessário:

Para este tutorial irás precisar de:

  • Tecidos- Para o exterior e para o forro
  • Entretela de tecido
  • Manta acrílica( podes usar as que trazem cola)
  • Adornos á escolha (Grega, renda, bordado inglês etc)
  • Molas de pressão, fita ou velcro para fechar a bolsa
  • Material comum de costura.

Reúne tudo e vamos começar!


Passo A- Imprimir o molde e cortar as peças
Começa por imprimir as folhas que compõem o molde.

O molde é constituído pelo corpo e pelo bolso.Vem dividido em duas folhas tamanho A4, que terás de unir com fita cola.Desenhei  apenas a metade do mesmo, já que irás cortar sobre a dobra do tecido. 

1- Recorta as partes- Com a ajuda do molde corta as peças necessárias para o corpo e para o bolso.
 No caso do bolso precisas ter mais atenção devido á diferença de tamanho entre exterior e forro. Vais precisar cortar 1X no tecido exterior pelo traço mais curto do molde e 1X no tecido do forro pelo traço maior ( o forro é maior em altura cera de 2Cm.No molde estão identificadas as linhas.

Não te esqueças de cortar a manta e a entretela.

 Peça do Corpo da bolsa

1X no tecido exterior
1X no tecido do forro
1X na entretela ( opcional mas super ncessário paa um acabamentoe qualidade.)
1X na manta acrílica

Peça do bolso

1X no tecido exterior
1X no tecido do forro ( atenção que o forro é 2cm maior)
1X na entretela
1X na manta se estiveres a costurar uma bolsa de trasporte para o notebook ou tablet.





Vamos costurar!


Passo A- Preparação do bolso.


 2-Cola a entretela no tecido- Com a ajuda do ferro cola a entretela no avesso do tecido exterior, não te esqueças que a parte que brilha é a que tem cola e a que deve encostar ao tecido.

A aplicação da entretela é crucial para um acabamento fantástico

3- Personalizar o topo do bolso-Costura uma decoração á tua escolha no topo do bolso.Eu decidi colocar pregas. A margem de costura deve ser de  0,5Cm.



4- Unir exterior ao forro e formar o acabamento tipo viés- Coloca o forro sobre o  exterior que preparaste, enfrentando direito com direito.
Costura  apenas o topo,respeitando a margem de 1Cm. Leva o forro para o lado do avesso sem o virar completamente, para que o resultado obtido seja semelhante ao acabamento com viés. É por causa desta diferença que o forro é maior, para que depois não falte tecido. Se por acaso não cortaste o forro maior, podes sempre emendar com um bocado de tecido.
Endireita a borda superior com o ferro se necessário e passa um pesponto de assentamento.
coloca exterior e forro direito com direito



Leva o forro para o avesso do tecido e prende


Passa um pesponto no topo


Passo B- Colocação do Velcro ou mola de pressão

5- Marcar o centro da peça do bolso e do corpo-Posiciona a peça do bolso  sobre o forro do corpo da bolsa,com ambos lados direitos para cima. Prende as laterais e a seguir encontra o centro da peça. Tanto na frente do bolso como também no forro do corpo.Ou se quiseres usa o molde, que corresponde á metade da bolsa.





6- Encontrar o local para colocar o velcro ou mola-Dobra o forro do corpo  sobre o bolso, simulando o fechamento. A partir dai e bem no centro da peça, marca o local exacto onde colocarás o velcro ou a mola de pressão que servirá para fechar a bolsa. Na foto repara na posição dos alfinetes. Na peça do corpo deves garantir que deixas pelo menos uma margem de 3Cm entre o topo e o limite da peça.Uma parte do velcro ou mola será costurada na forro do corpo e a outra parte será costurada no bolso, separadamente.


Simulando o fechamento

Dica extra: Se estiveres a usar Velcro com cola, tens de ter o cuidado de passar o pesponto bem na borda onde não há cola.
Caso contrário a agulha ficará suja e fará com que a linha forme um ninho na parte debaixo do tecido, não costura e salta pontos. Se isso acontecer, aconcelho-te a limpar ou a substituir a agulha e a voltar a enfiar correctamente a máquina.







Marcando a posição do velcro ou botão.É onde estão os alfinetes
Aqui o velcro já está costurado


7-  Unir o bolso ao forro do corpo da bolsa-Posiciona o bolso da frente sobre o forro com ambos os direitos virados para cima. Alinha tudo muito bem e passa um pesponto bem na borda para prender as laterais.




Passo C- Preparação do corpo exterior da bolsa

 8-Colar entretela no avesso do exterior-Com a ajuda do ferro cola a entretela no avesso do tecido exterior do corpo da bolsa. Este passo é opcional.

9- Estrutura a peça com manta-Depois da entretela bem colada, vais estruturar o avesso do tecido exterior do corpo da bolsa com manta. Podes usar a cola Spray temporária ou uma costura de segurança a toda a volta.Por fim apara todo o excesso de manta.



10-Personaliza a tua peça-Opcionalmente podes costurar uma decoração em toda a borda superior.
Podes colocar entre o exterior e o forro o corpo da bolsa,enfrentando o lado direito do adorno sobre o lado direito do tecido exterior formando uma sandwich. Eu costurei uma grega a cerca de 2Cm da borda para não ficar presa na margem e coloquei uma etiqueta. No molde existe uma marcação de onde começa e  termina  a aplicação do adorno.


Aqui já tenho ambas as peças preparadas 

Passo D- Montagem da bolsa


11-Fechar a bolsa- Coloca o forro do corpo sobre o exterior com os direitos enfrentados.Alfineta tudo e passa uma costura a toda a volta deixando apenas uma abertura na parte debaixo para virar a peça.A seguir apara o excesso de manta nas margens de costura e faz pequenos entalhes na zona curva da peça. Nos cantos inferiores corta os excessos na diagonal.







12- Vira tudo para o lado direito, assenta tudo no lugar com a ajuda do ferro e finalmente fecha a abertura com um pesponto ou uma costura invisível. Passa igualmente um pesponto a toda a volta da parte redonda que serve para fechar a bolsa. opcionalmente podspassar umacostura ondea bolsa fecha.










Espero que tenhas gostado, deste tutorial.

Deixo fotos do resultado da minha bolsinha.


JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment