Preparação da máquina- Como colocar a linha







Olá de novo

Aqui partilho  convosco a forma correcta de se proceder ao enfiamento da linha na máquina.

Acredito que muitas de vocês, considere o tema banal e de pouca importância, pois é das primeiras coisas que aprendemos na costura e é algo que já fizeste quinhentas mil vezes.

No entanto a verdade é que quando surgem problemas na costura, o suspeito nº1 é o incorrecto enfiamento da linha superior,( Geralmente achamos que está tudo bem e que o problema deve ser porque a tensão está  incorrecta). 

Quantas vezes sentiste problemas como a  linha ficar toda enrolada na parte debaixo do tecido quando em cima o ponto  parecia estar perfeito,  a linha partir ou  solta-se constantemente da agulha, o ponto é irregular,aparecem lançadas na costura,a máquina salta pontos, entre outros.

Estes são alguns dos problemas mais comuns que surgem na costura e todos eles são causados pelo incorrecto enfiamento da linha superior.

Uma dica;

 Sabias que, quando a linha enrola-se formando uma espécie de ninho na parte debaixo do tecido, significa que a passagem superior da linha não foi correctamente efectuada? 
Ou se o ninho aparecer na parte de cima do tecido o problema está na bobina!
É isso mesmo, e nalguns casos a linha não chega a formar ninho mas surgem lançadas grandes na costura.

Quando sentires problemas na formação do ponto, é altura de parar e verificar o suspeito nº1 que é a passagem superior da linha. Podemos ter saltado uma da guias sem querer ou até a linha não estar correctamente encaixada numa das etapas.


Passando á frente, vamos realmente ao que interessa.

 Como sabes o enfiamento da linha superior faz se da mesma forma em praticamente todas as máquinas. O ideal mesmo é seguir as instruções do manual que vem com a tua. 

De qualquer modo a regra para que tudo corra bem é seguir todo o circuito, garantindo que a linha passa  em todas as guias  e correctamente entre os discos tensores.
Este cuidado vai, reduzir bastante a probabilidade de teres problemas ao costurares.

Ao procederes ao enfiamento da linha superior, existem dois cuidados importantíssimos:


  1.  Deves sempre levantar o pé calcador, para garantir que a linha passa entre os discos tensores:
  2. Deves colocar a alavanca estica fio, na sua posição mais elevada.

Em baixo deixo o passo a passo (em imagens), que sigo sempre que procedo ao enfiamento da minha máquina.

Espero que este post te seja útil e bora lá começar!


Vou começar por encher a linha da bobina e para isso vais fazer o seguinte.



1- Coloca a linha no suporte. IMAGEM 1

IMAGEM 1



2-Passa a linha pelo guia fio que serve apenas para o enchimento da canela. IMAGEM 2

IMAGEM 2





3-Enrola a linha algumas vezes na canela,  depois  passa a linha por um dos buraquinho que há na canela e insere o mesmo no suporte para canelas.IMAGEM 3


IMAGEM 3




4- Coloca  a canela no suporte para canelas e empurra o mesmo para o lado direito em direcção ao travão. Pressiona o pedal levemente e dessa forma a canela começa a encher-se de linha. Vais apenas pressionar levemente para veres se o enchimento é uniforme( IMAGEM 4). Pois se não estiver bom, repete o processo inicial. 
Se verificares que a linha envolve a canela de forma uniforme corta o excesso de linha que estavas a segurar (IMAGEM 5) e volta a pressionar o pedal para encher totalmente a canela.



IMAGEM 4

IMAGEM 5




5. Quando terminares de encher a canela remove do suporte e corta a linha. Agora vais colocar a mesma na caixa bobina, que fica na parte debaixo da tua máquina.


IMAGEM 6

AGORA VAMOS PARA A PARTE DEBAIXO DA NOSSA MÁQUINA.


6- Abre o compartimento inferior da tua máquina e remove o a bobina. Basta puxar para ti segurando no seu puxador. IMAGEM 7

IMAGEM 7






7- Coloca a canela dentro da bobina de maneira a que o fio se desenrole no sentido dos ponteiros do relógio. Aqui vais ter o cuidado de passar a linha naquela pequena ranhura da bobina e por baixo do tensor. (IMAGEM 8 E 9)


IMAGEM 8




IMAGEM 9





8- Se a canela estiver bem colocada e encaixada ao segurares a linha ela fica suspensa e não vai cair. ( IMAGEM 10). 

IMAGEM 10





9- Coloca a bobina da caixa. Deixa uma sobra de linha de cerca de 10 cm para fora tombando pelo lado direito da caixa por cima da janelinha. Empurra até ouvires um clique. IMAGEM 11.

IMAGEM 11



AGORA VAMOS FAZER O ENFIAMENTO DA LINHA SUPERIOR. Atenção pé calcador levantado e alavanca estica fio na sua posição mais elevada.



10- Coloca a linha no suporte e passa na primeira guia, indicada pela seta. IMAGEM 12

IMAGEM 12




11- Passa a linha na segunda guia, garantindo que fica bem encaixada na ranhura que tem. É aqui que muitos erro acontecem. IMAGEM 13

IMAGEM 13


12- Segue as setas,  descendo  e subindo a linha fazendo um U. IMAGEM 14. Encaixa a linha dentro da alavanca estica fio e desce novamente em direcção á terceira guia que fica por cima da agulha onde vais encaixar, detrás para a frente. IMAGEM 15


IMAGEM 14


IMAGEM 15



13-  Baixa o pé calcador para facilitar e enfia a linha na agulha (enfia se da frente para trás).  Com a mão direita vais segura a linha mantendo-a tensa, IMAGEM 16. Roda a manivela para ti fazendo com que a agulha desça e suba trazendo consigo a linha da bobina. IMAGEM 17  18 E 19.


IMAGEM 16




IMAGEM 17


IMAGEM 18



14- Puxa ambas as linhas para trás e por baixo do pé calcador, levando as ligeiramente para trás e para o lado esquerdo da máquina.Mantém cerca de 10 cm de linha para trás, IMAGEM 19.

 Deves deixar sempre linha suficiente para trás sempre que iniciares qualquer costura, para evitar que ao começares a costurar a agulha se desenfie e para que a lnha não se enrole debaixo do tecido.

IMAGEM 19

E voilá, a máquina está enfiada e pronta a costurar.


É tudo espero que tenhas gostado.



bjs Boas costuras





JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment