Costura comigo-Calções Unisexo de criança









Olá a todas,

Como já se nota o tempo, está a melhorar e nada como compartilhar um tutorial muito prático para o verão.
Desta vez não é totalmente para meninas, pois o tutorial é também para os príncipes.

Neste tutorial para além do passo a passo dos calções, também partilho uma técnica de acabamento em zigue-zague tipo overlock, e uma técnica de formação de cintura que poderás adaptar a outras peças que queiras costurar.
Vais também encontrar dicas da Dona Ermelinda que são para seguir á risca.
Espero que gostes!


Vamos começar!


Como já é costume o molde é gratuito e já incluí as margens de costura.Clica em cima da idade desejada para imprimir.

Molde 9meses 1 ano
Molde 2 anos
Molde 3 anos
Molde 4 anos
Molde 5 / 6 anos

Molde da cintura para todas as idades.


Grau de dificuldade: Médiorequer alguma paciência e atenção aos detalhes.


Tempo  de execução- Projecto de fim de semana.


Tecidos recomendados:

Algodão
Sarja
Linho
Denim / Ganga
Piquet
Qualquer tecido plano sem elasticidade

Material necessário:

  • Molde- disponível dos 9 meses até aos 6 anos
  • Tecidos
  • Elástico de 2 Cm
  • Materiais comuns de costura (máquina, alfinetes, caneta, etc)
Os tecidos aqui utilizados foram adquiridos:
Parque dos tecidos( tecidos com estampa)
Cantinho da Isa ( tecido de Ganga ).





Preparação das peças


Com a ajuda do molde vais cortar as seguintes peças:


2X Frente dos calções
2X Remate do bolso
2X Recorte do bolso
2X Costas dos calções
1X Cintura frente
1X Cintura costas
1X Entretela para a cintura


Na imagem em baixo ( Imagem 1)  mostro as partes que deves obter no final.
Imagem 1




Parte 1- Fazer o acabamento da margem de costura dos calções


  • Gancho das calças (frente e costas dos calções)
  • Laterais
  • Lateral do bolso da frente
Para quem tem a máquina de corta e cose, deve usar a mesma para fazer o acabamento, para as restantes podem fazê-lo usando uma costura em zigue zague simples na borda do tecido ou usando o método que usei neste tutorial.

Este método uso apenas para dar acabamento nas peças em que a costura fica aberta.Ele é muito simples e o molde já incluí margem suficiente para poderes usá-lo.

Vamos lá!


A- Começa por ajustar a tua máquina  para a costura em zigue zague. Na minha máquina consigo o Zigue Zague perfeito ajustando na tensão 4 para tecidos de algodão linho ou tecidos similares e  quanto á largura do ponto o número 1. Eu aconselho-te a experimentar num retalho de tecido igual ao que vais usar no trabalho original, antes de costurar a peça real.

B- Pega nos calções e faz uma pequena dobra para o lado do avesso do mesmo, com cerca de 0.05cm. Uma margem pequenina mesmo. Posiciona os teus calções na máquina alinhando o centro do pé calcador no centro da dobra que fizeste de forma a que o zigue-zague se forme entre o tecido e ligeiramente fora da borda do mesmo.(Imagem 2).

Imagem 2

C- Ao costurares o ponto ficará em cima  da dobra.Deverá ficar parecido com a imagem que mostro em baixo (imagem 3). Este acabamento simula bem o que faz a corta e cose. Talvez consigas perceber melhor o resultado nas imagens á medida que vamos avançando no  tutorial.

Imagem 3

Parte 2- Formar a frente dos calções e os bolsos.

Agora que já tens as margens, bem acabadas, vamos começar a montar a frente dos calções com os bolsos e no  final do processo vamos unir as duas frentes dos calções pelo gancho.

Para quem nunca costurou um bolso não se assuste é muito simples e vou fazer questão de tentar explicar da melhor forma possível.


1- Pega na frente dos teus calções e no molde mais pequenino do bolso (remate do bolso).


2- Posiciona o molde do remate do bolso sobre a frente dos teus calções com os direitos enfrentados, devem coincidir perfeitamente na forma, usa alfinetes para segurar no lugar, (imagem 4).


Imagem 4



3- Passa um ponto Reto com a distancia do pé calcador, para unir o remate do bolso aos calções, não esquecendo de fazer o retrocesso no principio e no final da costura,(imagem 5).



Imagem 5

4- Com a ajuda de uma tesoura, dá pequenos piques na zona mais curva, para que seja mais fácil virar. Deves ter o cuidado de  não transpor a costura, (imagem 6).


Imagem 6

5- Vira o remate do bolso para o lado do avesso dos calções, e assenta com o ferro.Caso queiras que o remate  do bolso, simule um vivo, não o vires totalmente para dentro, (imagem 7). A seguir deves passar um pesponto á beirinha do bolso para fixar e para acabamento, (imagem 8).


Imagem 7



Imagem 8


6- Pega no molde do recorte do bolso, que também é a lateral das calças, e posiciona-o por detrás do  remate do bolso com os direitos enfrentados,(imagem 10). Basicamente vais colocar na sua posição certa para completar a frente lateral das calças. Segura tudo com alfinetes, (imagem 11).

Imagem 9

Imagem 10

Imagem 11


7- Passa um costura nas extremidades do bolso para segurar, no topo e nas laterais,(imagem 12).
Na imagem fiz um risco a vermelho do sitio onde deves passar a costura para fixar.

Imagem 12


8- Passa uma costura reta para fechar o bolso unindo assim tecido exterior ao forro  e depois uma costura em zigue zague á volta para acabamento.Podes inclusive arredondar as bordas.Aqui deves ter o cuidado de não costurar em momento algum as calças. Vais apenas segurar as duas parte do bolso com um ponto reto, a toda a volta. (Imagem 13)
Vê como ficará. Nesta imagem também consegues ver melhor o resultado do acabamento em zigue zague, que expliquei na primeira parte deste tutorial.

Imagem 13


7- Une as duas frentes pelo gancho com uma costura reta mas sem costurar  até ao final,vais deixar 1 Cm sem costurar, mesmo no final do gancho. Na imagem assinalo onde deves parar de costurar. Este cuidado é importantíssimo para a finalização perfeita dos calções, (Imagem 14).

Imagem 14




Após a União dos Ganchos o resultado será este, (imagem 15).

Imagem 15




Agora que já tens a frente dos calções formada vamos adicionar a cintura.




Parte 3-  Adicionar a cintura á parte da frente dos calções.

 Vais pegar numa das peças que cortaste para formar a cintura e também na peça de entretela.

8- Com a ajuda do ferro cola a entretela no avesso da tua cintura. A entretela deve ser colocada no centro da cintura de forma a que as bordas fiquem livres para a margem de costura. Se quiseres podes cortar a entretela na mesma medida da cintura. Eu optei por cortar menor, para que a margem de costura não fique muito grossa.
Pressiona pelo menos 5 segundos em cada parte  para que adira bem ao tecido.Não te esqueças que a parte que brilha é a que entrará em contacto com o avesso do teu tecido,(Imagem 16).

Imagem 16

9-  A seguir usa o ferro, para vincar a dobra de 1Cm que irás fazer no topo da cintura. Essa dobra é para a margem de costura, (imagem 17).

Imagem 17




10- Adiciona a cintura á frente dos teus calções, passando uma costura reta unindo direito com direito,(Imagens 18 e 19).

Imagem 18


Imagem 19

11-Com a ajuda do ferro, pressiona a margem de costura em direcção ao topo dos calções.Aproveita para vincar no ferro uma dobra de 1cm que vai ser importante para o acabamento se não o fizeste no passo anterior,(Imagem 20).


imagem 20

Assim será o resultado da frente dos calções.A cintura está maior que o corpo dianteiro dos calções mas depois cortas e alinhas tudo,(Imagem 21).

Imagem 21



Reserva essa parte, e vamos passar á formação da parte traseira dos calções.


Parte 4- Formar a parte detrás dos calções 


Depois de teres feito o acabamento conforme parte 1 do tutorial. Vais começar por:

11- Unir as duas peças que constituem as costas dos teus calções pelo gancho, usando uma costura simples. Tal como aconteceu na frente do calções vais deixar 1Cm sem costurar bem no final do Gancho. Este cuidado é importantíssimo, para o resultado final dos teus calções. Se te esqueceres por lapso vais ter de descoser esse centímetro,(imagem 22).
Se quiseres usa o ferro para abrir a costura e melhorar o acabamento.

Imagem 22-Esta imagem representa a frente dos calções  mas decidi colocar pois o processo é o mesmo nas costas e esqueci-me de fotografar.


Parte 5- Formar a cintura da parte detrás dos calções


12- Une a faixa que representa a cintura ao corpo traseiro dos calções. É exactamente o mesmo que fizeste na frente dos calções. votei a esquecer me de fotografar por isso usei a mesma imagem da frente dos calções,(imagem 23).

Imagem 23


13- Com a ajuda do ferro de engomar coloca a margem de costura virada para o topo dos calções. aproveita também para vincar no ferro a dobra que servirá para acabamento,(imagem 24).
Ficará igual á imagem em baixo.

Imagem 24




14- Pega no elástico que servirá para ajustar os calções e costura  na parte inferior da tua cintura. É mais fácil olhando a imagem em baixo,(imagem 25).


Imagem 25


15- Mede a largura total da cintura apenas na composição da parte detrás dos calções, com a ajuda de uma fita métrica. Essa medida é importante para determinares o cumprimento necessário do elástico.
O Elástico deverá ter  entre 7  e 10 cm a menos, do que a largura total da parte de trás dos calções,(imagem 26).
Marca essa medida no elástico. Na imagem usei a cor azul.




Imagem 26







16- Prende o elástico á cintura passando uma costura reforçada, de 0,05 mm de margem apenas numa das lateraism eu fiz na lateral esquerda, (Imagem 27).


Imagem 27

17-Agora vais fechar a cintura cobrindo o elástico. Aqui deves ter o cuidado de posicionar a dobra da cintura á primeira costura que fizeste para unir a cintura ás duas peças traseiras dos calções (imagem 28).Alfineta tudo (imagem 29) e a seguir se quiseres passa um alinhavo (imagem 30). Será mais fácil costurar sem os alfinetes, visto que irás costurar pelo lado de fora dos calções.

Imagem 28

Imagem 29



Imagem 30

18- Do lado exterior dos calções vais costurar um ponto bem á beirinha da zona de união da cintura. Esqueci-me de tirar foto deste passo, mas na imagem em baixo(imagem 31)  consegues ter ideia do que falo.
Deves certificar-te que a costura que fizeste pelo lado de fora dos calções fechou correctamente a tua cintura na parte de dentro.

Imagem 31

19- Puxa o elástico pela lateral, onde o mesmo está solto, até aparecer a marcação que fizeste na cintura. Prende com um alfinete e passa uma costura reforçada para prender.

imagem 32


ASSIM FICARÁ A PARTE DETRÁS DOS TEUS CALÇÕES.

imagem 33


 A parte seguinte é opcional, mas aconselho-te a fazer. Isto irá manter o elástico no lugar  fará com que a cintura fique mais bonita.

20- Na máquina posiciona os teus calções de maneira a que a agulha fique alinhada com o centro da cintura e do elástico. Baixa a agulha e agora com a ajuda das duas mão vais puxar e cintura á frente e atrás da agulha enquanto costuras. Deves esticar até sentires que atingiste o  máximo que será quando a cintura estiver bem esticada, (Imagens 34 a 37).

Imagem 34

Imagem 35


Imagem 36

E o resultado será este.

Imagem 37



Parte 5-Unir a frente e as costas dos calções pela lateral


Agora que já tens as duas parte dos calções formadas, vais montar e uni-las. Esta parte é a que mais atenção requer uma vez que se não tiveres o cuidados de alinhar tudo correctamente no final, as imperfeições irão se notar.
Deve ter duas partes iguais á imagem abaixo, (imagem 38).


Imagem 38


21- Coloca a frente e as costas dos calções com os lados direitos do tecido enfrentados. Deves alinhar de forma a que a lateral coincida perfeitamente nas costuras,(imagem 39). E de maneira a que as costas dos calções termine no meio da cintura da frente. ou seja, sobrará metade da cintura da frente. É difícil explicar, repara bem nas imagens em baixo. Também deves alfinetar e costurar uma perna de cada vez.(ver imagens do 39 ao 43).

Imagem 39




Imagem 40


Imagem 41

Imagem 42


Ficará assim.

Imagem 43

              Parte 6- Fechar e finalizar a cintura

Já nos aproximamos do final deste tutorial.

Este passo é delicado, e deves prestar atenção aos detalhes. Tentarei explicar de forma a entenderes tudo direitinho.

22- Dobra a cintura sobrante da frente sobre a cintura das costas envolvendo-a, (imagem 44 e 45). Deves alinhar a dobra do Cm de acabamento da cintura com a costura lateral, (imagem 46).
Observa as imagens seguintes.

imagem 44

imagem 45

imagem 46

Imagem 47



Imagem 48

Após costurares sobre a dobra que fizeste. Vais cortar  o excesso de margem de costura, reduzindo o volume antes de virar para o lado direito.

O resultado ao virar para o lado direito será igual ao da imagem abaixo,(imagem 49 e 50).

Imagem 49

imagem 50


23- Alinha a frente da tua cintura de maneira a que a mesma fique bem alinhada com a 1º costura de unia da cintura ao corpo dianteiro dos calções. Segura tudo com alfinetes, alinhava e depois pelo lado exterior da cintura passa um pesponto bem á beirinha que servirá de acabamento e também para fechar a cintura, (imagens 51 a 53).


Imagem 51


Imagem 52

Imagem 53


                                Parte 7- Fechar a Entre perna  


Já estamos na reta final deste tutorial.

24- Une a entre perna dos calções. Costura cada entre perna separadamente, Não te esqueças que tens 1Cm sem costurar que servirá depois para finalizar o gancho dos calções.Alinha correctamente as costuras em forma de cruz,(imagem 54); (imagem 55 e 56).


Imagem 54

Imagem 55

Imagem 56


                                 Parte 8- Finalizar o Gancho

Depois da entreperna cosida, vais terminar o gancho. É aqui que entra a Dica da Senhora Ermelinda.
" O Gancho deve ser cosido todo numa costura Única!"
Tão verdade é a dica que nos deu, que decidi mostrar vos, a diferença que faz não costurar o gancho de uma vez só, isto é de finalizar os calções cosendo a entre perna de uma vez só.

24- Coloca uma perna dentro da outra. parece difícil e confuso mas ao enfrentares aquele Cm que deixaste sem cozer vais conseguir inserir a perna uma na outra facilmente,(imagem 57 e 58).

Passa uma costura, começando exactamente onde paraste de costurar até fechares completamente o gancho. Vais precisar de fazer o retrocesso no principio e no final da costura. Observa as imagens seguintes.

Imagem 57

Imagem 58



As duais imagens seguintes mostram a diferença que falo, ao dizer que aquele pequeno Cm fará toda a diferença no resultado final. Na primeira imagem costurei o gancho de uma vez só, fechando o Cm que havia deixado . O Resultado obtido são de uns calções com um aspecto mais direito e profissional.(imagem 59)

Na segunda imagens os calções foram costurados sem a costura do gancho de uma vez só, Na verdade terminei terminando cosendo a entre perna de uma vez só. Nesse caso  os calções ficaram com o gancho torto e imperfeito, (imagem 60).

Imagem 59- Com a Dica




Imagem 60- sem a dica


Parte 8- Costurar a Bainha

25- Com a ajuda do ferro, marca a bainha vincando 2X 1 Cm para drentro. Alfineta tudo e passa uma costura reta bem junto á dobra formada, (imagem 61).
E aqui deixo mais uma dica da Sra. Ermelinda.

imagem 61

" A largura do ponto ideal deve ser entre o nº 3 e o nº 4!"

E pronto finalmente terminámos os calções e também esta Saga do tutorial que nunca mais saía, o que importa mesmo é o resultado fina. 
ADOREEEEEEEIIIIII..............................

Espero que também tenham gostado.
Vê aqui o resultado!




Bjs até á próxima!


JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment