Costura comigo uma Mochila Saco.








Haloooo!

Estou de volta!

Hoje estou particularmente feliz por poder fazer aquilo que mais gosto! Não consigo esconder o entusiasmo que sinto, de finalmente poder partilhar mais um tutorial.

Na verdade,tive dúvidas antes de publicar, pois  este saco  fazia parte dos projectos a realizar antes do início das aulas e com o azar que tive com o telemóvel não foi possível.

 Mas depois pensei "Porque não?" já que tinha em mente, a ideia de usar este saco nos passeios em família e também nas deslocações diárias para a cresce.

Decisão tomada! Mãos á obra!

 Antes mesmo de começar, já ansiava terminar o saco, apenas para sentir aquela sensação de gratificação quase instantânea.
Aquela que sentimos quando terminamos de costurar algo de que realmente gostamos.

Confesso que no final não foi o que aconteceu, pois ao contrario da satisfação, fui antes dominada por uma enorme frustração e desgosto, pois não ficou da forma que eu queria.Talvez por perfeccionismo ou simplesmente por brio.

Enfim, vou me deixar de rodeios e avançar com o tutorial, que é o que realmente interessa!

Levanta-te, prepara os materiais, manda embora a preguiça e enche-te de disposição, porque agora vamos costurar!



Grau de dificuldade: Fácil

Tempo de execução-+/-1h30


Material necessário:

  • 2 tecidos á escolha- se fores comprar pede 45Cm
  • Cordão- Compra cerca de 6 Metros
  • Adornos (opcional)
  • Fita de Gorgurão Resistente

*O tecido das bailarinas utilizado neste tutorial foi adquirido na loja Pachmania em Oeiras e o tecido do  forro  no IKEA.



  Passo 1- Preparação das peças


Começa por imprimir e juntar as folhas como se fosse um puzzle. A seguir recorta pelas linhas, de acordo com o tamanho escolhido.

Molde- clica aqui para imprimir.

O molde é constituído por duas peças: Corpo do saco e a Faixa para o cordão.

1- Com a ajuda do molde vais cortar:

Corpo do Saco:
  • 2X no tecido exterior
  • 2X no tecido do forro
Faixa para o cordão:
  • 2X no tecido Exterior ou num tecido de Contraste que escolhas


Após cortares todas as partes ficarás com o mesmo nº de peças que vês na imagem em baixo.





Passo 2- Vamos costurar


2- Começa por pegar nas duas partes do forro e com os direitos enfrentados, costura as laterais e o fundo da bolsa, deves deixar uma abertura com 10Cm ou 15Cm sem costurar. Repara que coloquei alfinetes em forma de X no local onde devo deixar a abertura.




A seguir alinha as costuras do fundo da mala com as costuras laterais. Coloca direito com direito, alfineta e passa um ponto para formar o fundo da bolsa.






Após costurares reserva esta parte, pois a seguir vais começar a trabalhar na parte exterior da bolsa.

3- Pega nas faixas de tecido que cortaste e dobra cerca de 1.5 Cm nas laterais e vinca muito bem no ferro.

Depois passa uma costura bem no limite da dobra para fixar. Esta costura serve de acabamento.




 Antes de unires estas faixas ao corpo do saco, aproveita para vincar e definir a faixa no ferro, dobrando no meio, no sentido horizontal.Ficará parecido ao da imagem abaixo.



4- Costura as faixas ao topo da bolsa do tecido exterior, tendo o cuidado de alinhar o mesmo ao centro e de colocar o direito da faixa sobre o direito do tecido exterior. Deverá sobrar alguns Cm em ambas as laterais, pois a faixa é mais curta.Este Cm que sobra é muito importante, pois irás necessitar do mesmo para a margem de costura.



5- Caso queiras personalizar o teu saco, deves fazê-lo agora.No meu caso decidi colocar pom-poms. 


6-Corta dois pedaços de fita de gorgurão com cerca de 6Cm, dobra ao meio e coloca nas laterais do teu saco deixando a distância de 3Cm acima dos quadrados do fundo da mala, prende com alfinetes ou passa uma costura temporária.


7-Agora que já tens a mala enfeitada e com todas as peças no lugar, vais unir as duas peças exteriores do saco direito com direito, alfinetar e passar uma costura simples nas laterais e no fundo do saco.



A seguir alinha as costuras do fundo da mala com as costuras laterais, enfrentando direito com direito, alfineta e passa um ponto para formar o fundo da bolsa.



Passo 3- Montagem e finalização do saco

A esta altura já terás costurado duas bolsas, tal como demonstro na imagem em baixo.



8-Pega na bolsa do exterior e insere dentro da bolsa do forro, tendo o cuidado de enfrentar direito com direito e de alinhar todas as costuras correctamente. Repara ainda que a faixa onde passará o cordão ficará com os pom-poms virados para baixo e ficarão para dentro. 
Passa uma costura a toda a volta unindo o exterior e o forro.






9- Vira a tua mala para o lado direito através da abertura que deixaste sem costurar no forro. Usa o ferro para endireitar tudo e opcionalmente podes passar um pesponto de reforço ou decorativo no topo do teu saco, para fixar o túnel para os cordões no lugar.



10-Agora vais colocar o cordão na tua mochila, usando um alfinete para facilitar. Primeiro vais inserir a corda entrando com o alfinete no lado direito e saindo no lado direito. quando terminares alinhas bem as cordas e vais dar um nó na ponta tendo o cuidado de deixar umas das cordas fora da fita de gorgurão que serve de suporte para formar as alças.
repete o procedimento, mas desta vez começando no lado esquerdo da mala.





Agora sim já tens o Teu saco finalizado. Espero que tenhas gostado do tutorial.

Deixo aqui mais fotos do resultado.










JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment