Tour pelo cantinho da costura- Organização de suplementos










Olá a todas,

 Tal como publiquei anteriormente na página, hoje venho mostrar-vos o meu cantinho da costura.

Não é novidade nenhuma que o meu maior sonho é poder ter um quarto só para costurar,ou quem sabe um atelier. No entanto enquanto esse dia não chega, estou feliz com o meu cantinho que embora não seja grande é muito acolhedor e é onde eu gosto de estar.

Neste post , irei mostra-vos como organizo os suplementos de costura. 
Como o meu cantinho é pequeno tenho de ter tudo muito bem organizado para render espaço e também para evitar acidentes com a minha pequenina que com 2 aninhos já mexe em tudo o que alcança.


Enfim, vamos começar o Tour pelo meu espaço.

Sê Benvinda (o) á minha casa! Entra e fica á vontade!


 O meu cantinho  é assim á primeira vista. Como podes ver a orquídea é a minha flor preferida e fica literalmente no único espaço que tinha disponível , que é num canto da minha sala, junto á janela, por causa da luz. 
Não tenho problemas com o sol, pois ele não bate directamente na minha janela, com muita pena minha.





Provavelmente estarás a questionar te se realmente está sempre assim organizado, e a resposta é: Sim! Porque como não tem muita coisa, facilmente o mantenho arrumado.

Confesso que ás vezes tenho preguiça de o arrumar quando termino de costurar algo, mas como tenho uma pequenina que mexe muito,todo o cuidado é pouco! 
Por isso eu obrigo-me a arrumar para evitar sustos com a minha bebé.

Todos os aviamentos que tenho, estão guardados em caixas dentro de um armário. Apenas mantenho na gaveta o que preciso ter á mão. A gaveta fica sempre fechada com um pouco de fita cola, dessa forma a minha piolha não consegue abrir.


O cantinho é basicamente, uma secretária do IKEA e logo ao lado tenho 2 mesinhas de Apoio, onde está o manequim e o quadro. 

No outro canto tenho a máquina de corte e cose, que está em cima de uma invenção que fiz, que serve de mesa de luz para transferir os moldes.É basicamente uma moldura( daqueles de por fotografias mesmo) em cima de dois cavaletes. A luz que uso em baixo vem do candeeiro que está ali no canto. Gambiarra de quem não tem dinheiro para comprar uma mesa de luz verdadeira e para quem sofre de falta de espaço como eu.

Na verdade a máquina de corte e cose costuma estar ao lado da máquina de costura mas como não sei mexer nela, está ali naquele canto.já tentei, mas preciso mesmo de aulas.

Aquela caixa que vês em baixo da mesa de apoio tem moldes, mas isso mostrarei noutro post.


Quanto á arrumação dos suplementos eu arrumo em caixas que estão identificadas com etiquetas e que guardo no armário, apenas ficam visíveis as duas caixas cor de rosa que vês na imagem.

Já deves perguntar mas a tua filha não mexe?

Sim claro que mexe mas como está tudo separadinho facilmente arrumo de volta.Mais á frente verás o que escondo nas caixas.

O meu manequim improvisado( feito por mim) também já  andou pela casa toda com a minha pequenina, mas como já não é novidade, já quase não sai do lugar.

Bem ao lado das caixas cor de rosa guardo as revistas, já todas conhecidas pela minha pipoca.

 Na parede aquela peça de puzzle que vês , uso para prender os moldes que estão em uso no momento ou alguma nota importante. Faz parte dos brinquedos da minha bebé.






Antes de te mostrar o que escondo nas caixas, vou só mostrar-te a minha gaveta.Nela guardo canelas, agulhas, linhas que uso com  frequência, cortadores tesouras e coisas que possa estar a usar no momento.

A minha gaveta costuma estar mais bagunçada mas hoje deixei bonitinha.




Dica 1- Usa um organizador de talheres para organizar a tua gaveta.o meu é do ikea.


Para além da gaveta, tenho um suporte  com outras coisas que preciso ter á mão. Mas esse guardo na prateleira da sala, onde a minha pipoca não alcança, só trago para a mesa de trabalho, quando realmente vou costurar.Era um antigo suporte de maquilhagem da Oriflame.Nele guardo as minhas fitas, descosedor, o sabonete com as agulhas, clips e coisas desse género.




Agora que já conheces o meu cantinho vamos ver o que escondo em cada uma das caixas:

Mas antes mais dicas:

Dica 2- Guarda os teus suplementos (rendas, vivos, viés, pompom, fitas) em pequenas bolsas plásticas, dessa forma irás protegê-las da sujidade e prevenir que se estraguem caso se enrolem umas ás outras.


Dica 3- Reutiliza as embalagens de outros produtos ao invés de comprares caixas novas.Podes decorá-las! Eu  ainda não decorei as minhas.

Dica 4 - Obriga-te a arrumar e a limpar logo que terminas de costurar! É meio caminho andado para evitar acidentes com agulhas e alfinetes.

Dica 5- Usa ímanes ou um suporte magnético para colher todos os alfinetes que possam cair!

Dica 6- Usa aqueles rolos peganhentos que servem para tirar os pelos da roupa, para apanhar as linhas que possam ter ficado presas no sofá os almofadas. 

Dica 7- Evita o uso de tapetes. É mais fácil manter tudo limpinho.

Dica 8- Se tiveres crianças em casa, usa fita cola para manter as gavetas e armários bem fechados.

Dica 9- Coloca um pedaço de sabonete da tua preferência dentro da gaveta, dá um cheirinho muito agradável.


 VOLTANDO AO TEMA.

Todos os meus suplementos como rendas, fitas, vivos, gregas, pom-poms elásticos etc, estão guardados em caixas e separados individualmente em pequenas bolsinhas de plástico.
Desta forma consigo  manter tudo separado sem misturas, para além de me dar uma perspectiva boa do que tenho em stock.
As bolsinhas custaram-me 0.75€ no chinês e a embalagem traz 70 unidades.




As rendas estão todas separadas


As fitas também. Não dá para ver na imagem mas prendo as pontas com fita cola para não se desenrolarem

Os vivos ficam nesta caixinhas

A antiga caixa de iogurte serve para guardar os fechos

A embalagem das cápsulas da roupa serve para os tubos de linha que raramente uso.o melhor de tudo é o cheirinho.

Quanto aos botões e coisas pequeninas como fechos molas e etc também ficam guardados em caixas.



E pronto tudo isto para dentro do armário que mantenho fechado com uma fita cola, para a pulguinha não abrir.


Para além do armário tenho um carrinho que fica guardado ao lado da mesa de corte nele guardo alicates, réguas e uso como suporte quando costuro.









E este é o meu cantinho,na parte de organização de suplementos, espero que tenhas gostado e que pelo menos uma das dicas te sejam úteis.

Bjs até ao proximo post.



JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment