DIY-Gola com Bolso e Abertura Lateral




Olá a todas!


Hoje vamos costurar uma gola, com bolso aparente e abertura lateral.
É um projeto fácil, rápido e com resultados fantásticos.
 O grau de dificuldade é baixo, sendo que a parte mais complicada é a formação do bolso.


Material necessário


Para fazeres esta Gola vais precisar de:


  • 2 Retalhos de tecidos á tua escolha ( eu usei viscose e uma espécie de malha que não estica muito, comprei na feira dos tecidos em lisboa).
  • Napa ( no meu caso de uma bolsa velhinha)
  • Botões ou molas de pressão,( os botões metálicos são do Parque dos Tecidos em Alcoitão)
  • Fecho de 15cm ou do tamanho á tua escolha. O FECHO DE 20/25 CM funciona melhor.




Este projeto não precisa de molde. Vais seguir apenas as medidas que indico abaixo:

  • 2 Recortes de tecido de 70 Cm X 35 Cm cm para o tecido exterior e interior;
  • 4 Faixas de Napa de 5 Cm X 38 Cm;
  • 2 Retalhos de tecidos para os bolsos de 20 Cm X 25 Cm;
  • 1 Pedaço de Entretela de 20 Cm X 5 Cm.
  • Acessório para adornar (opcional)
OBS: Quanto aos tecidos recomendados depende da finalidade da gola. Caso seja para o inverno recomendo-te tecidos mais quentinhos como a flanela, o polar, fazenda,etc.
Para a Primavera / Verão, opta por tecidos que sejam frescos e leves como o algodão, a viscose, poliester,entre outros que ofereçam um bom caimento.



Estas medidas são para um fecho de 15 Cm.
Caso queiras colocar um fecho maior deves adicionar 4/5 Cm á medida do fecho para determinar o comprimento da entretela e do forro do bolso.Por exemplo se o fecho é de 20 Cm então a medida de comprimento da entretela e dos retalhos para o bolso  será de 24 Cm.

Figura 1

 Formação do bolso.


1-Com a ajuda do ferro, cola a entretela no avesso do tecido exterior.fá-lo pressionando alguns segundos com o ferro na temperatura máxima e sem vapor.
Deves colar a entretela no lado esquerdo do tecido, a uma distância de 12 Cm da lateral do tecido exterior  e a 6 Cm do topo.(Figura 1 e imagem. 2)



Imagem 2- aqui tenho o tecido dobrado só para facilitar a visualização


2- Pega no retalho de tecido que formará o bolso e posiciona-o em cima do tecido exterior. Deves garantir que fica correctamente alinhado com a entretela, Mas apenas a 4 cm do topo, este detalhe é importante para conseguires fechar o topo a parte superior do bolso. (Ver figura 1). O tecido exterior e o forro do bolso devem ficar com os lados direitos enfrentados( Imagem 3).

Imagem 3

3- Com a ajuda de um esquadro desenha um rectângulo com 1 cm de altura,para um fecho que não tenha os dentes muito largos. se optares por um fecho de dentes mais largo deixa 1.5cm). Quanto ao comprimento do rectângulo,Este deve ter menos 2 cm que o tamanho do fecho.Portanto para um fecho de 15cm o retangulo terá 13cm de comprimento. A regra é esta. (Figura 4 e imagem 5).

Figura 4
Imagem 5


4- Passa um ponto reto em cima da marcação do bolso garantindo que as costuras ficam paralelas. Este detalhe é importante, porque se as costuras não forem paralelas, ao tentares levar o bolso para dentro o tecido irá franzir nas esquinas e o bolso não ficará proporcional.(Imagem 6).

Imagem 6


5- Com uma régua traça uma linha no meio da abertura do bolso e a 1cm dos extremos traça a linha na diagonal.Essa marcação serve de orientação para o corte.( Figura 7).

Figura 7


6- Recorta seguindo a marcação da linha vermelha da imagem anterior.


Imagem 8



7- , Passar o forro do bolso pela abertura feita e assentar muito bem com o ferro(imagens 9,10 e 11), garantindo que o forro do bolso não fica visível no exterior da gola. Caso fique visível, mesmo insistindo com o ferro, convém verificar se a costura está mesmo paralela. Porque  se não estiver, dificilmente conseguiras ocultar o forro.

Imagem 9

Imagem 10

Imagem 11



8- Posiciona o fecho através do avesso do bolso de forma a que fique visível no exterior. O cursor deve ficar bem alinhado á abertura. Alinhava ou coloca alfinetes para o segurar no local.
ATENÇÃO- Alinha bem o cursor ao limite da abertura, para que o bolso fique completamente fechado.(imagem 12).

Imagem 12



9- Costura um ponto o mais próximo possível ao fecho. Usa o calcador especifico.Cuidado com os dentes pois podem quebrar a tua agulha.Corta o excedente do fecho, caso tenha muito e também o excesso de linhas, para polir a peça.(imagens 13,14 e 15).

Imagem 13

Imagem 14

Imagem 15


10- Pega no Segundo retalho de tecido que formará o bolso e posiciona-o sobre o primeiro. Alfineta tudo prendendo apenas o bolso. Não deves em momento algum tocar no tecido exterior, (imagem16).
Passa um ponto reto a toda a volta e se quiseres podes chulear com uma costura em zigue zague, para melhor acabamento e resistência.( imagem 17).

Imagem 16

Imagem 17


Já temos o bolso terminado.E o resultado é este,(imagem 18).

Imagem 18


Agora vamos passar á fase da formação da gola.



11- Prende a napa ás  laterais do tecido exterior e interior e une-os com uma costura reta (imagem 20). Usa clips para prender pois os alfinetes perfuram a napa.
A seguir assenta a costura com um pesponto bem na beirinha (imagem 21).


Imagem 19

Imagem 20



Imagem 21



12- Coloca o tecido exterior e o interior com os direitos enfrentados, prende tudo com alfinetes e clips,(imagem 22).
Passa uma costura a toda a volta deixando apenas uma abertura para virar o trabalho.
 Podes deixar a abertura onde sinalizo com a tesoura.
ATENÇÃO- Alinha bem as costuras das duas partes,(imagem 23).

Imagem 22

Imagem 23


13. Corta excesso de linha, margem, napa  e cantos. Vira a gola para o lado direito, tira bem as pontas da napa com a ajuda de um objecto pontiagudo,(imagem 24).

Imagem 24



14- Assenta tudo com a ajuda do ferro. Eu passei o ferro por cima da Napa  protegendo a mesmo com um pano,(imagem 25).

Imagem25

15- Passa um pesponto a toda a volta,(imagem 26).

Imagem 26


16- Coloca os botões e está pronta.No meu caso foi mesmo á martelada kkkk. Não fotografei o processo dos botões pois segui as instruções da embalagem.
Caso queiras usar a gola em ambos os lados usa molas de pressão KAM. Dessa forma fica reversível.

Imagem 27


Confere o resultado nas fotos abaixo.










Se Gostaste do que leste, faz te seguidora do blog e ajuda-me a crescer,não custa nada, só tens de deixar um like na página so penso em costura

Bjs boas costuras.

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment